Artigo – Efeito dos compostos fenólicos do camu-camu e do cupuaçu no desenvolvimento da obesidade e diabetes mellitus tipo 2 – (Helena Rudge de Moraes Barros)
Pesquisa de 2015, investigou como compostos bioativos do camu-camu e do cupuaçu, podem ter efeitos benéficos à saúde, no desenvolvimento da obesidade e diabetes mellitus tipo 2
Ao longo de 12 semanas, camundongos receberam dieta de 40% de gordura saturada e 40% de sacarose e media-se a glicemia. Os extratos ricos em compostos fenólicos da polpa comercial desses frutos foram extraídos em fase sólida, caracterizados por cromatografia líquida de alta eficiência e avaliados quanto à inibição da atividade de enzimas digestivas in vitro.
Os extratos foram então testados em duas diferentes concentrações em camundongos e a resistência insulínica foi induzida por uma dieta com alto teor de lipídios e sacarose. Ao final, avaliou-se o perfil glicêmico e o perfil lipídico, dentre outros marcadores biológicos.
A suplementação com o extrato de cupuaçu, na maior dose testada, melhorou a homeostase ( equilíbrio) da glicose e principalmente dos lipídios, protegendo o tecido hepático ( fígado ) dos danos causados pela dieta com alto teor de lipídios e sacarose (açúcar).
Estes efeitos foram associados à inibição de enzimas digestivas, com consequente menor absorção de lipídios provenientes da dieta, reduzindo assim a resistência à insulina no fígado, a hiperglicemia( aumento de “açúcar” no sangue) e a dislipidemia ( elevação anormal dos níveis de “gordura” no sangue, como colesterol e triglicerídeos).
Fonte:
https://jornal.usp.br/?p=36405